Fiz um twitter¹ e com esse negócio de 'mensagens instantâneas' eu estou vislumbrando um mundo estranho... Exato, é o mundo digital do 'fale rapidamente', maaaais rapidamente ainda (é possível?).
Você pode mandar várias mensagens em poucos minutos; pode falar sobre o trabalho, relacionamentos, reproduzir notícias ou apenas fazer fofoca.
Imagem do pássaro símbolo do microblogging.
Fonte: Divulgação Web.
Essa revolução digital toda tem um excelente ponto: Agora temos voz!Fonte: Divulgação Web.
Como disse o Marcelo Tas em uma entrevista: "As empresas tem que ouvir".
E é isso mesmo, hoje conseguimos contatar pessoas antes 'inalcançáveis' para meros mortais (você, eu??)
Então que tal aproveitar essa onda democrática (até demais, felizmente) e começar a cobrar o que é certo? Não sabe como?
A marca X está realizando testes em animais, a indústria Y está poluindo a natureza e/ou utilizando mão de obra escrava, a celebridade Z incitou a violência contra alguma minoria, através de declaração preconceituosa; o político W foi envolvido num escândalo de corrupção; há um PL² importante sendo votado, escreva para os vereadores envolvidos, emita opinião.
Podemos acompanhar as ações de uma empresa, figura pública e até mesmo do nosso governo, tudo através da internet (não, não é graças ao twitter, ele é apenas mais uma ferramenta, foi só meu 'gancho' para iniciar esse post).
Faça-se ouvir e grite muiiiiiito. Você pode, a vida digital precisa.
Diversas leis já foram aprovadas, houve ajuste em programas de televisão, retratação por publicidade ofensiva, mudanças na conduta de organizações e vários outros acontecimentos se deram graças ao movimento virtual, às manifestações de internautas e suas divulgações.
Isso me lembra o carnaval de 2007, quando a apresentadora Luciana Gimenez desfilou como rainha da bateria da escola de sambo carioca Imperatriz Leopoldinense, utilizando 70 rabos de raposas tingidos. Eu me revoltei e comecei a exigir satisfações*... A informação vazou pela rede (propositalmente e devidamente divulgada) e Gimenez recebeu tantos e-mails que dias depois levou a fantasia em seu programa (ao vivo) e disse que concordava com as críticas, que sua roupa era sintética.
Ponto para interatividade =)
O consumidor tem nas mãos um poder que desconhece. Tudo que se produz é porque se vende. Se você boicota um produto e diz pro fabricante o porque de estar boicotando, você faz com que seu incômodo seja sanado. Você mostra quem é que manda.
Por que diversas marcas estão investindo em produtos 'verdes'? Porque a cada dia cresce mais e mais a demanda por tais bens e serviços.
Então, caro e paciente leitor, mostre a que veio. Tweet³ muito, escreva e-mails, notícias, telefone, ligue, movimente seus dedinhos frenéticos e sedentos por esclarecimentos.
Mas fica o adendo, igualmente importante é o discernimento. Nem tudo que se lê de fato o é.
Naveguem muito e boa sorte por esses mares revoltos.
--
Notas de rodapé:
1 - Rede social e servidor para microblogging, permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros (máximo de 140 caracteres).
Meu twitter: http://twitter.com/renatatb
Twitter (em inglês) é o cantar entrecortado dos pássaros, caracterizado por sons curtos, agitados e agudos.
(essa definição pode ser encontrada no dicionário monolíngue Longman).
(essa definição pode ser encontrada no dicionário monolíngue Longman).
2 - Projeto de Lei consiste em um texto (que ainda não detém força de lei) que pode ser elaborado por iniciativa de um ou parte dos membros das Casas do Legislativo, pelo chefe do respectivo Executivo ou ainda por iniciativa popular.
3 - Tweet é o ato de postar mensagens no Twitter.
* Junto com a equipe do Ativismo.com, veja matéria: http://www.ativismo.com/site/index.php?option=com_content&view=article&id=51:marqus-de-sapuca--palco-sangrento-no-carnaval&catid=20&Itemid=89
adorei o espaço
ResponderExcluirabçs Uilton
Temos que agir mesmo, sem ação não há resultados
ResponderExcluir